Xaxinense dirigiu primeiro Curso Avançado de Formação no CEPE

Xaxinense dirigiu primeiro Curso Avançado de Formação no CEPE

20/11/2023 - 16:11

Anos de sonhos e muito planejamento. Assim pode ser definida a preparação para o primeiro curso de formação de adultos realizado no Campo Escoteiro Padre Edgard (CEPE), em Xaxim/SC. O curso Avançado, último na linha de formação de adultos que antecede aos Cursos Nacionais de Gestão de Adultos (CNGAs), que foca oferecer experiências práticas para desenvolver habilidades de acordo com a Política de Adultos no Movimento Escoteiro (PNAME), envolveu participantes dos Ramos Lobinho e Escoteiro de Santa Catarina e do Paraná, de 12 a 15 de outubro de 2023, e promoveu uma grande integração, sinergia e companheirismo entre equipe de formadores e cursantes. Motivado pelo presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Narcizo Saffério Giraldi, o xaxinense Rudinei Frese, que integra a Equipe Regional de Gestão de Adultos (ERGA), de Santa Catarina, teve o privilégio de dirigir o primeiro curso no CEPE do Ramo Escoteiro.

Normalmente os cursos de nível Avançado são realizados na capital, Florianópolis, devido à grande exigência de infraestrutura e de formadores. Diante disso, estrear no Campo Escoteiro Padre Edgar, em Xaxim, exigiu maior velocidade para a conclusão das obras, adquirir mobiliário, e utensílios, bem como eletrodomésticos e outros materiais para dar total condições de realizar o evento. Fora isso, elaborar o próprio programa educativo, adequando à realidade local e de forma a atender às expectativas, por si já foi um desafio. O próximo grande desafio é sediar um curso em nível nacional, explicou o diretor, Rudinei Frese.

“Eu queria muito fazer esse curso e nunca conseguia, por um motivo ou outro. Acho que era para ser aqui. Sentir a energia dessa turma, dos formadores e de toda a equipe de serviço. Acho que esse momento reuniu as pessoas certas para ficar na história e comprovar a necessidade deste Campo Escoteiro. Além disso a natureza desse local e a energia parecem mágicos. Nossa jornada também foi muito marcante. Vivemos momentos que ficarão em nossas memórias para sempre. Obrigado, Patrulha Cuco, obrigado, Rudinei, nosso diretor, e a todos os envolvidos”, disse o escotista Glauco Alexandre Klitzke.

O diretor destacou que o nível avançando exige muito, tanto dos formadores, quanto dos cursantes e, por ser o primeiro no CEPE, não havia experiências anteriores para servir de exemplo e evitar contratempos. Além disso, parte da estrutura física dos galpões do CEPE necessitava de conclusão. No entanto, tudo ocorreu bem.

Além de ser o primeiro curso avançado em Xaxim e no CEPE, outros pontos ficaram evidenciados e deixaram a marca registra, como a matriz do curso, estruturada para oferecer o máximo de experiências e oportunidades de colocar em prática o conhecimento e desenvolver habilidades no modelo de ensino por competências e gestão com foco em resultados, tendências contemporâneas muito exigidas no mercado de trabalho e contexto educacional, formal e não formal.

A região escoteira de Santa Catarina agradeceu o trabalho do diretor e formadores, bem como a todos que tornaram esse curso possível. E aos cursantes, de todas as regiões do estado, parabeniza e deseja uma ótima prática supervisionada, para então concluir mais essa etapa da formação escoteira e conquistar a Insígnia de Madeira. O Grupo Escoteiro Áquila, de Xaxim, orgulha-se de seu diretor por contribuir também com a região escoteira e com a formação de adultos voluntários de todo o Estado.

 

Xaxinense dirigiu primeiro Curso Avançado de Formação no CEPE Xaxinense dirigiu primeiro Curso Avançado de Formação no CEPE Xaxinense dirigiu primeiro Curso Avançado de Formação no CEPE Xaxinense dirigiu primeiro Curso Avançado de Formação no CEPE