03/07/2018 - 11:48
Ensinar de maneira diferente é o propósito dos Jogos e Desafios do Áquila (JODAQ), que neste ano aconteceu no último sábado em Xaxim. Nessa segunda edição o JODAQ foi realizado das 18h do dia 30/06 à 1h do dia 01/07, com pernoite na casa dos chefes de cada subgrupo, chamado de patrulha, e encerramento com delicioso café da manhã às 8h. Os jogos são controlados à distância, por meio de uma base central que lançou os desafios e atividades a serem cumpridas, envolvendo os jovens em atividades atraentes e variadas que, ao mesmo tempo, proporcionam o desenvolvimento social, afetivo, intelectual, físico e de caráter, demonstrando a união da equipe e as diferentes habilidades dos membros.
Dessa vez as bases contemplaram o corpo de bombeiros, casa funerária, agências bancárias, academia Vip Training, supermercados, residência do presidente do Grupo Escoteiro Áquila, entre outras ações de muito empenho dos jovens, que estavam em todo o tempo acompanhados pelos chefes adultos do grupo. As tarefas aplicadas envolveram diferentes áreas para dar oportunidades iguais a todas as patrulhas e conforme eram cumpridas, deveriam ser publicadas na rede social.
Lethícia Matt, uma das patrulheiras do JODAQ relatou que a atividade foi ótima. “Nossa patrulha, a Jacaré, estava bem unida, determinada e organizada. Os chefes nos deram todo o apoio e foi de muita aprendizagem e diversão. A gente nem percebe, mas está aprendendo de maneira descontraída”, disse a jovem.
O jovem João Mateus Marocco disse que o 2° JODAQ foi uma excelente atividade. “Além de exercitar os pontos positivos de nossa patrulha, a Pantera, ajudou a melhorar o que precisávamos, gerando uma ótima interação e melhorando a disposição e o trabalho em união. Também aprendemos como ser o mais econômico possível, escalar uma corda rapidamente em uma situação de emergência e a ser mais ágil e organizado em cada uma das tarefas”, disse o patrulheiro reforçando não é apenas o tempo que determina o resultado, mas sim o trabalho em equipe e a determinação.
O chefe Rudinei Frese, que comandou as atividades da base central, valorizou o empenho de todos. “Nossos jovens estão de parabéns, todas as patrulhas obtiveram excelente pontuação, desenvolveram muito bem suas tarefas e pelos vídeos e fotos, se divertiram muito. Agradeço a cada jovem pelo estímulo que nos dão para preparar as atividades e aos chefes assistentes pelo compromisso que possuem com o Grupo Escoteiro Áquila”, frisou o chefe Rudi.
O resultado do 2o JODAQ foi o seguinte:
290 pontos = Patrulha Falcão
260 pontos = Patrulha Pantera
250 pontos = 3o colocado
210 pontos = 4o colocado
Texto: Ch. Cleusa Varnier Frese | Diretora de Marketing
Imagens: Arquivo das Patrulhas