17/11/2017 - 13:02
Fazer o bem sem a intenção de receber dinheiro em troca disso. Foi assim que o escoteiro de 13 anos, Arthur Varnier Frese, resumiu a intensão de realizar trabalho voluntário numa das secretarias públicas do município de Xaxim. A intenção ganhou força e atenção da administração municipal, que elaborou Projeto de Lei do Voluntariado, tendo sido aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito, Lírio Dagort, nessa semana. Membro do Grupo Escoteiro Áquila, e há sete anos no escotismo, Arthur acompanhou todos as etapas de seu pedido e reconheceu o grande empenho do departamento jurídico da prefeitura de Xaxim, no encaminhamento do processo.
Nesta quinta-feira, 16, o jovem escoteiro acompanhado do presidente do Grupo Áquila, Edenilson Mucelin, e do chefe da tropa, Rudinei Frese, estiveram com o prefeito para fortalecer o elo entre administração municipal e a comunidade de Xaxim. “Estou muito contente com essa Lei, porque vai fazer com que outros jovens da nossa comunidade tenham a oportunidade de aprender, através do voluntariado nas instalações públicas do município e com isso abrir portas de trabalho, no futuro. Além disso, nós jovens, podemos contribuir ainda mais com a nossa comunidade”, disse Arthur Frese.
O escoteiro agradeceu ao prefeito, Lírio Dagort, pelo entendimento da importância da Lei, ao Dr. Silas Parisotto, do departamento jurídico da prefeitura, pelo acompanhamento do assunto e aos vereadores de Xaxim por acolherem o Requerimento do vereador, Juliano de Lima, e aprovarem o Projeto de Lei.
A Lei, 4.299/2017, institui o serviço voluntário no âmbito da administração municipal, disciplinando sua prestação e dá outras providencias. O prefeito, Lírio Dagort, destacou que a comunidade é a grande aliada para fazer um município evoluir em todas as áreas. “O Projeto de Lei surgiu da iniciativa de um jovem que viu além e observou que pode contribuir com a comunidade onde vive. O resultado e uma Lei que vai beneficiar pessoas de diferentes idades e vamos poder contar com seu comprometimento e voluntariado para nos ajudar a fazer um município ainda melhor. Isso é desenvolvimento humano”, finaliza o prefeito Dagort.
Ch. Cleusa Frese | Jornalista | Diretora de Marketing