Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix

Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix

28/06/2022 - 09:37

A Tropa Escoteira Fênix, do Grupo Escoteiro Áquila, realizou em 25/06, atividades que atendem ao cumprimento do método escoteiro, entre elas, Conselho de Patrulha, Assembleia de Tropa e Corte de Honra, compromissos importantes para desenvolvimento de cada Ciclo de Programa e para a progressão dos membros.

A atividade buscou fortalecer a importância da democracia, permitindo que os jovens participem dos processos de tomada de decisão no Ramo Escoteiro, possibilitando desta forma que eles percebam que em cada escolha há também responsabilidades a serem cumpridas.

As chefes propuseram que a atividade fosse realizada e um sistema de eleição  iniciado através de um jogo democrático, onde inicialmente as patrulhas  se reuniram  em seus cantos de patrulha para o Conselho de patrulha, no qual,  além de discutir e decidir sobre as questões internas de sua patrulha, deveriam indicar e posteriormente propor para a assembleia de Tropa 03 propostas para o próximo ciclo de programa.  Para cada patrulha foram fornecidos 03 remos, nos quais, em forma de desenho, escrita ou pintura, as patrulhas  deveriam representar suas propostas na assembleia de tropa.

Após o conselho a tropa se reuniu em assembleia e cada patrulha apresentou suas propostas que foram enumeradas de 01 a 12 para a votação geral. A votação contou com mesário, urna de votação secreta e escrutinadores para a contagem e apresentação do resultado da eleição.

Cada escoteiro teve direito a dois votos, sendo que somente um dos quais poderia ser para propostas apresentadas pela sua patrulha, sempre levando em consideração que o escoteiro é leal. Ao final as três propostas mais votadas seriam incluídas no ciclo de programa do segundo semestre da tropa.

“Como tivemos vários empates, a Assembleia de tropa optou por incluir todas as propostas 07 propostas que ficaram entre o 1º e o 3º lugar para que, após ratificadas pela corte de honra e chefias sejam incluídas no próximo ciclo de programa da Tropa Escoteira Fênix” informaram as chefes.

No mesmo dia também foi realizada a corte de honra da tropa escoteira com a presença dos monitores, da chefe de tropa, Elenice Arend e da assistente, Nadia Inez Foresi.

Texto: Nadia Inez Foresti | Assistente Tropa Escoteira Fênix

Imagens: Nadia Inez Foreti e Elenice Arend | Assistente e chefe da tropa respectivamente

 

Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix Compromissos administrativos envolveram jovens da tropa escoteira Fênix