Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix

Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix

02/12/2022 - 14:19

Superação dos próprios limites, resistência, conhecimento escoteiro e “batismo” de chefe marcaram o Acampamento de Sobrevivência, da Tropa Escoteira Fênix.
O acampamento é uma atividade que desenvolve a autonomia, a criatividade e o espirito de equipe, preparando os jovens para o enfrentamento de situações desafiadoras ao ar livre como: montar um abrigo, dormir nele, procurar alimentos, fazer comida mateira na fogueira, manter vigia durante a noite, manter e controlar uma fogueira entre outras situações.
E foi em clima de muita alegria e entusiasmo que a Tropa Fenix, GE Áquila, realizou nos dias 26 e 27 de novembro o temido, porém, muito esperado por todos, acampamento de sobrevivência de 2022, com o tema “ Sobrevivência e Superação”.
Este acampamento aconteceu na Fazenda Locatelli situada na Linha Cachoeirinha, interior de Xaxim e iniciou bem antes, com uma caminhada de 08 Km partindo da sede do GE Áquila até o local do acampamento. Durante a caminhada as patrulhas deveriam Identificar plantas medicinais e também observar e demonstrar conhecimento da flora e da fauna da região.
O acampamento foi montando em local de difícil acesso em meio a mata perto de um pequeno riacho. Para o almoço cada patrulha recebeu 01 coração de boi e 01 kg de farinha para o pão de caçador. O jantar dependia da pescaria e da economia de farinha para pão de caçador. Após preparar e saborear seu almoço mateiro, as patrulhas montaram seu abrigo para passar a noite, para o qual receberam um pedaço de lona e podiam buscar suporte na natureza.
Durante a tarde também teve trilha no Rio, descida e subida. Ainda na trilha do rio, tivemos um momento ímpar, a acolhida “batizado” do Chefe Arthur como chefe assistente da tropa Fênix (Chefe Arthur, foi Lobinho, Escoteiro, Sênior, Pioneiro e agora assistente na tropa).
Ao fim da tarde chegou a hora da pescaria que rendeu 02 peixes para a tropa toda, que foram assados na Brasa. Após o jantar tivemos jogo noturno e fogo de conselho. (o desempenho no jogo noturno valia vantagem no café da manhã). A noite foi fria, mas fomos aquecidos pela grande fogueira e pelo espírito de união e amizade.
Ao amanhecer, depois do café e do momento espiritual partimos, a pé, cansados, mas cheios de alegria por termos conseguido superar o desafio da sobrevivência. Voltamos por outro caminho, foram mais 07 km para completar nossa jornada.
Nosso agradecimento especial: A Família Locatelli (Junior, Aline, Yasmin e Livia) pela gentileza de nos ceder o espaço do acampamento. Aos pais de apoio Eliseu e Rosane Bianchin e Juliano Anghinoni, pela importante colaboração no acampamento.
Texto: Chefe Nadia Foresti
Imagens: Arquivo da Tropa Escoteira
Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix Acampamento de Sobrevivência da Tropa Escoteira Fênix