02/12/2022 - 14:19
Superação dos próprios limites, resistência, conhecimento escoteiro e “batismo” de chefe marcaram o Acampamento de Sobrevivência, da Tropa Escoteira Fênix.
O acampamento é uma atividade que desenvolve a autonomia, a criatividade e o espirito de equipe, preparando os jovens para o enfrentamento de situações desafiadoras ao ar livre como: montar um abrigo, dormir nele, procurar alimentos, fazer comida mateira na fogueira, manter vigia durante a noite, manter e controlar uma fogueira entre outras situações.
E foi em clima de muita alegria e entusiasmo que a Tropa Fenix, GE Áquila, realizou nos dias 26 e 27 de novembro o temido, porém, muito esperado por todos, acampamento de sobrevivência de 2022, com o tema “ Sobrevivência e Superação”.
Este acampamento aconteceu na Fazenda Locatelli situada na Linha Cachoeirinha, interior de Xaxim e iniciou bem antes, com uma caminhada de 08 Km partindo da sede do GE Áquila até o local do acampamento. Durante a caminhada as patrulhas deveriam Identificar plantas medicinais e também observar e demonstrar conhecimento da flora e da fauna da região.
O acampamento foi montando em local de difícil acesso em meio a mata perto de um pequeno riacho. Para o almoço cada patrulha recebeu 01 coração de boi e 01 kg de farinha para o pão de caçador. O jantar dependia da pescaria e da economia de farinha para pão de caçador. Após preparar e saborear seu almoço mateiro, as patrulhas montaram seu abrigo para passar a noite, para o qual receberam um pedaço de lona e podiam buscar suporte na natureza.
Durante a tarde também teve trilha no Rio, descida e subida. Ainda na trilha do rio, tivemos um momento ímpar, a acolhida “batizado” do Chefe Arthur como chefe assistente da tropa Fênix (Chefe Arthur, foi Lobinho, Escoteiro, Sênior, Pioneiro e agora assistente na tropa).
Ao fim da tarde chegou a hora da pescaria que rendeu 02 peixes para a tropa toda, que foram assados na Brasa. Após o jantar tivemos jogo noturno e fogo de conselho. (o desempenho no jogo noturno valia vantagem no café da manhã). A noite foi fria, mas fomos aquecidos pela grande fogueira e pelo espírito de união e amizade.
Ao amanhecer, depois do café e do momento espiritual partimos, a pé, cansados, mas cheios de alegria por termos conseguido superar o desafio da sobrevivência. Voltamos por outro caminho, foram mais 07 km para completar nossa jornada.
Nosso agradecimento especial: A Família Locatelli (Junior, Aline, Yasmin e Livia) pela gentileza de nos ceder o espaço do acampamento. Aos pais de apoio Eliseu e Rosane Bianchin e Juliano Anghinoni, pela importante colaboração no acampamento.
Texto: Chefe Nadia Foresti
Imagens: Arquivo da Tropa Escoteira