24/10/2024 - 15:33
Participar em eventos regionais representa o anseio dos membros juvenis na busca de novas experiências, conhecimentos e amizades. Nesse sentido, uma das mais recentes participações do Grupo Escoteiro Áquila foi por meio das alcateias Francisco de Assis e Irmãos de Mowgli, no Acampamento Regional de Lobinhos – ARL – 2024, realizado na cidade de Itapiranga/SC.
Neste ano os Escoteiros de Santa Catarina realizaram o ARL de forma descentralizada, conforme a disponibilizada e preferência de data de cada distrito. O evento objetiva reunir os membros do ramo lobinho (6,5 a 10 anos) durante dois dias, com pernoite, para proporcionar atividades do programa educativo, que visam o autodesenvolvimento do jovem com acompanhamento do adulto voluntário.
Os lobinhos do Grupo Escoteiro Áquila se divertiram muito e poderão contar as histórias durante a sequência da sua vida no escotismo. “Cada momento vivenciado com as crianças é extraordinário. Os nossos lobinhos tiveram a oportunidade de participar de todas os módulos, cada qual trabalhando diferentes aspectos do folclore brasileiro. A divisão dos módulos de trabalho foi por regiões geográficas do país e, em cada base, havia especificidades daquela região. Foi encantador!”, relata a akelá, Tatiane Giachini Sonza.
O escotismo é diferenciado na educação complementar porque possui um método próprio que envolve seis áreas de desenvolvimento do indivíduo (físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social). “O escotismo é muito gratificante, por ter um método diferenciado, ajuda crianças, jovens e famílias em situações cotidianas e esses eventos são ótimos para superarem dificuldades de independência e relacionamento com outras pessoas e que são marcantes nas vidas deles”, frisa o akelá, Fábio Sonza.
Texto: Cleusa Varnier Frese
Imagens: Arquivo do GE Áquila