Feijoada Escoteira e MutEco

Feijoada Escoteira e MutEco

16/08/2017 - 22:49

Duas atividades muito importantes marcaram as recentes semanas do Grupo Escoteiro Aquila, de Xaxim. Uma delas foi o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco), evento realizado em nível nacional, com edições locais, para envolver os escoteiros com ações ambientais. A outra atividade foi a Feijoada Escoteira, que neste ano bateu o recorde de venda de ingressos, demonstrando o grande apreço da comunidade local pelo escotismo.  Nas duas ocasiões o grupo reuniu membros juvenis, adultos voluntários e pais numa grande corrente de esforço mútuo que visa um objetivo muito maior: a formação de cidadãos comprometidos, responsáveis, humanizados e espiritualmente envolvidos com tudo o que os cerca.

 

Com relação ao MutEco, uma das atividades foi o plantio de árvores numa propriedade do interior, que sempre dispõe as estruturas para atividades escoteiras do Grupo Áquila. Além das mudas de árvores, os membros juvenis se encarregaram de construir uma pequena horta, que contou desde o preparo do local, colocação do adubo orgânico e plantio de verduras, temperos e chás.

 

O dia reservou momentos de descontração e caminhada para tirar bergamotas e degustar ali mesmo.  Lobinhos (crianças de 6,5 a 10 anos) e os jovens adoraram. Diziam, “foi incrível, eu adorei. Eu nunca tinha tirado bergamota do pé e parece que são ainda mais doces”. Para os chefes “costumes simples, que valorizam as pequenas coisas e ensinam os jovens a cuidar do meio em que vivem, para que as próximas gerações também possam usufruir”.

 

Já a Feijoada Escoteira teve outro apelo: a arrecadação de fundos para dar condições do grupo manter as atividades e oportunizar o escotismo a um número maior de jovens e crianças. “Temos três grandes eventos durante o ano: a macarronada, a feijoada e a pizza. Esses eventos são nosso aporte financeiro para realizar as atividades, aplicar o método, capacitar adultos, manter a sede e dar sustentação ao escotismo em nosso município”, informou o presidente, Edenilson Mucelin.

 

Desta vez, o número de ingressos vendidos surpreendeu a organização e mostrou o grande apoio da comunidade ao escotismo, cujo foco é a educação complementar, através de ações nas áreas física, afetiva, caráter, espiritual, intelectual e social.  Outro detalhe foi a sobremesa, coordenada pela chefe Leonice Glowka dos Santos, um kit de brigadeiros, com embalagem diferenciada e um sabor delicioso, cuja venda ocorreu pelos escoteiros e todas as unidades foram vendidas. “Nosso agradecimento a todos da comissão organizadora, aos pais e seus filhos que arregaçaram as mangas e trabalharam conosco e à comunidade, que nos apoia sempre”, destacou o chefe Juliano Anghinoni que coordenou a comissão composta por ele, Aline Anghinoni, Eronilde Kern, Gonzalys e Kelli Marocco.

 

Durante o almoço da Feijoada Escoteira, o público foi presenteado com uma planta em um gomo de bambu, mais uma ação do Muteco. “Essa planta vai florir e é nosso presente para os participantes da feijoada, lembrando que neste ano o tema do MutEco é Desenvolvimento Sustentável”, finalizou Anghinoni.

Ch. Cleusa Varnier Frese |Jornalista e Dir. de Marketing

Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco Feijoada Escoteira e MutEco