Áquila envolveu jovens de vários estados e do México em atividade sênior

Áquila envolveu jovens de vários estados e do México em atividade sênior

10/08/2020 - 22:00

O Grupo Escoteiro Áquila 05/SC continua inovando e realizou o Campeonato de Ludo, intergrupos, para o ramo sênior, sábado, 08/08, online. O Campeonato resultou de um jogo democrático com ideia da patrulha Kalahari e superou a expectativa. Reuniu 93 inscritos, 33 grupos escoteiros, 06 Estados (SC, SP, MS, PR, RJ, DF) e 02 países (Brasil e México).  A abertura teve presença de Filipe Conde (Canal SAPS) e do coordenador regional do Ramo Sênior, Leocir Jung, além do coordenador local da atividade e chefe da tropa Cooper, Rudinei Frese.

A atividade teve dois dias de inscrição e chamou a atenção dos jovens por ser algo diferente e envolvente. Entre os objetivos destaque para a integração, troca de experiências, desenvolvimento afetivo, intelectual e de caráter, com a oportunidade de contemplar competências do mapa de progressão. “A atividade alcançou uma proporção inesperada e o melhor disso foi a aprendizagem do jovem, que começou com a proposição da ideia, pela patrulha Kalahari e culminou com a integração do jogo em si”, informou Rudinei Frese.

Após o jogo democrático, no qual a patrulha Kalahari sugeriu o Campeonato de Ludo, o coordenador da atividade, Rudinei Frese, desenvolveu reuniões com a patrulha, depois com a tropa para planejar e por em prática a atividade. “Blenda e Maria tiveram a paciência de me ensinar Ludo. Lucas e Maurício deram todo suporte. A patrulha fez as regras. Arthur fez as artes. Jovens do Aquila fizeram uma reunião de gente grande comigo (papo tão cabeça que raras vezes se pode ver nas empresas por ai)”, lembra o chefe Rudi.

Para o jovem Gustavo Roandy Guzmán Arreola – GE Julio Verne 7 – México, “essa foi uma das melhores atividades que ele participou nessa época de pandemia. “Me pareció una actividad muy entretenida, me la pasé super, conocí gente magnifica e hice nuevos amigos, tuve adrenalina cuando estaba a punto de perder, ha sido una de las mejores actividades que tuve en la cuarentena sin duda. Les agradezco el que me hayan aceptado, aunque fuera de México. Abrazos a los hermanos Scouts de Brasil”, disse.

 

O Campeonato

O campeonato teve a seguinte classificação:  1º lugar = Rafaela Maria Vieira Carpes – GE Plácido Marcondes 141/SC.  2º lugar = Camila Marques Monteiro – GE Vuturaty 217/SP. 3º lugar = Manuella Brunny Rodrigues Almeida – GE Caetés 81/RJ.

Na opinião de jovens e chefes, foi uma ótima experiência, especialmente nesse período, muito bem organizado, criativo e divertido. Na opinião de Manuella Brunny Rodrigues Almeida – GE Caetés 81/RJ “quem me apresentou a atividade foi a Giovanna, logo de cara adorei a ideia de juntar muitos jovens do ramo senior/guia e colocar pra uma competição, e não deu outra foi muito divertido, engraçado e intuitivo. E o melhor ponto foi o fato de poder socializar com pessoas de diferentes estados e conhecê-las melhor. Se tiver mais alguma atividade do tipo pode me convidar que eu adoreiii!!”

Para a jovem Camila Marques Monteiro – GE Vuturaty 217/SP, “o escotismo é algo que abraça e abriga, seja quem for. Cria e estimula laços e amizades entre seus membros. Estou a pouco tempo no movimento, porém já foi o suficiente para eu encontrar pessoas e viver momentos incríveis neles. A cada atividade grande é uma oportunidade nova de conhecer e se ligar a um irmão escoteiro. A competição que participei foi bem coordenada e divertida, foi administrada muito bem. Os chefes e coordenadores se esforçaram pra aplicar uma ótima atividade e que também não perdesse a energia do escotismo. E nessa época de dificuldades é onde se há certeza de que o Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. Agradeço a todos os chefes e membros, obrigada pelo carinho e cuidado”.

A vencedora da competição, Rafaela Maria Vieira Carpes – GE Plácido Marcondes 141/SC destacou: “O campeonato de ludo online para sêniors de SC foi um meio criativo e inovador criado pelos chefes para proporcional um momento de diversão entre os jovens e os próprios chefes, tanto que as expectativas foram ultrapassadas e foi inclusos membros de outros países no campeonato. Além de boas risadas, emoção e nervosismo, muitas amizades foram formadas, amizades que talvez durem uma vida escoteira, e como disse Ricardo Rocha Rabelo “Uma vez escoteiro, sempre escoteiro”.

Emoção, gratidão e amizade marcaram o IBOA de encerramento. “Agradeço muitíssimo a todos os participantes, pela responsabilidade, postura, educação e compromisso. Fiquei honrado com a presença de vocês. E a nossa equipe do Áquila, chefes e jovens, muito, mas muito obrigado mesmo. Somos Padrão Ouro, Gralha Azul, mas o mais importante é que somos uma família, um ajuda o outro. Que Deus me dê saúde, sabedoria e condições de vivermos muitos outros momentos como este”, finalizou Rudinei Frese.

Texto: Cleusa Frese | Diretora de Marketing

 

 

 

Áquila envolveu jovens de vários estados e do México em atividade sênior