Histórico

Histórico

O Grupo Escoteiro Áquila é o único Grupo Escoteiro de Xaxim. Sua atuação é no Método Escoteiro, mundialmente conhecido, de educação complementar, através de atividades progressivas, atraentes e variadas. Ao participar do Grupo Escoteiro a criança ou o jovem desenvolve o caráter e habilidades físicas, afetivas espirituais, intelectuais e sociais.

 

Fundado em 05 de novembro de 2008, o Grupo Escoteiro Áquila passou por diferentes desafios e nos últimos cinco anos, se firmou na sociedade, aumentando o número de membros, ampliando o número de adultos e envolvendo crianças e jovens de famílias que querem o melhor para as comunidades onde vivem e para o mundo.

 

Hoje o Grupo Escoteiro Áquila vive uma nova realizada. Suas atividades, métodos de organização e planejamento, bem como a adesão das famílias são modelo para todo o estado de Santa Catarina e para o Brasil. Nos últimos três anos, conquistou o prêmio máximo da União dos Escoteiros do Brasil, intitulado “Grupo Padrão – Categoria Ouro”, cujo itens avaliados são: estrutura financeira, administrativa, quantidade de membros, aplicação do método escoteiro e qualidade das atividades, entre outros.

 

O Grupo possui dois Ramos: Alcateia com crianças de 6,5 a 10 anos e tropa escoteira, com jovens de 11 a 14 anos, mas a meta é, para 2019, ter constituída a Tropa Sênior, com jovens de 15 a 17 anos.

 

Os chefes Cleusa Varnier Frese e Rudinei Frese, estão a frente dos ramos e contam com chefes assistentes dos quais são Assessores Pessoais de Formação. O Grupo é presidido pelo empresário, Edenilson Mucelin, tendo ainda como membros na diretoria: Daniel Ribeiro dos Santos, vice-presidente; Rudinei Frese, diretor técnico; Margareth Sartori, diretora administrativa e Vanderlei Dalla Corte, diretor financeiro.

 

Por ser entidade sem fins lucrativos, o grupo se mantem com doações das famílias, de empresas, de órgão públicos e com promoções pontuais, a exemplo da macarronada escoteira, que viabilizam pequenas reformas na sede, a capacitação de adultos e atividades aos jovens e crianças.

 

O Grupo Áquila possui membros na diretoria dos Escoteiros de Santa Catarina e adultos na equipe estadual de formação escoteira. Tem orgulho de manter firmes os propósitos do fundador do escotismo, Baden Pawell, que em 1907, pensou em dar um rumo diferente, mais humanizado e responsável aos jovens da época, método que é atual ainda nos dias de hoje.

 

As famílias que possuem um membro no Grupo Escoteiro Áquila estão certas de que os jovens estão se preparando melhor para enfrentar as adversidades da vida e para assumir posições de destaque na comunidade.

 

A vida em equipe, as atividades ao ar livre e o espírito de irmandade fortalecem os valores que por vezes são esquecidos, diante de tantas facilidades da vida moderna. Os adultos que trabalham no Grupo Escoteiro exercem este trabalho de maneira voluntária. No Escotismo não existe distinção de cor, credo ou classe social. O sistema é de disciplina, organização, responsabilidade e respeito ao ser humano e a natureza.

 

Para desenvolver o projeto educativo do escotismo, o Grupo de Xaxim realiza sessões aos sábados, a partir das 13h30min. A sede do Grupo é na antiga Semax e sua manutenção e limpeza é feita, atualmente, pela diretoria e famílias.

 

Como entidade, o grupo se preocupa em formar cidadãos com valores morais, éticos e responsáveis, atendendo ao à Promessa que diz: “Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e com a Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei Escoteira”.

 

Sempre alerta!

 

Grito de Grupo:

“Somos estrelas, aqui a brilhar… Somos Águias sempre a voar… Áquila, Áquila, Áquila…”